PSICOLOGIA

PORTARIA Nº 116, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018 - PUBLICADO 22 DE FEVEIRO DE 2018


OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- promover ensino interdisciplinar, embasado por múltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos sólidos conhecimentos;
- sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como psicólogos;
- desenvolver ações que possibilitem ao aluno atuar de forma ética, por meio da reflexão ao longo do curso, sobre o compromisso social do psicólogo, bem como realizar e intervir por meio de diagnóstico e avaliação de processos psicológicos na esfera individual, em grupo e em organizações;
- construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia, como ciência e profissão;
- formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas;
- assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação bio-psico-social dos indivíduos envolvidos;
- definir, delimitar e compreender o papel do Psicólogo nos diferentes âmbitos da atuação profissional;
Formar profissional capacitado para:
- compreender os múltiplos referenciais na busca da apreensão da amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com fenômenos biológicos e sociais;
- compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- atuar em diferentes contextos, de acordo com as necessidades sociais, os direitos humanos, visando promover ações preventivas para promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

As competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida.
I - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
II - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III - Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV - Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
V - Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI - Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII - Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
VIII - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
X - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI - Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
XII - Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII - Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XIV - Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
XV - Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:
I - Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livro, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

II - Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III - Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV - Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V - Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
VI - Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
VII - Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia

v CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atuação da Psicologia cresce a cada dia e precisa de profissionais com perfil diferenciado para acompanhar as mudanças do mundo atual. O Psicólogo pode atuar na área clínica, prestando serviços psicológicos em psicodiagnóstico e psicoterapia, como também pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos públicos de saúde, escolas de Ensino Fundamental e Médio, creches, empresas, Fóruns, e Organizações Não Governamentais (ONGs).

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

4.120 horas

MATRIZ CURRICULAR

Introdução à Psicologia
História e Epistemologia da Psicologia
Filosofia
Sociologia Geral
Biologia
Metodologia da Pesquisa
Comunicação e Expressão
Antropologia Cultural
Psicologia do Desenvolvimento I - Psicologia Infantil
Teorias e Sistemas em Psicologia I - Comportamental
Anatomia Humana
Estatística Aplicada à Psicologia
Informática
Psicologia Social I
Neuroanatomia
Análise Experimental do Comportamento
Teorias e Sistemas em Psicologia II - Fenomenológica Humanista
Psicologia do Desenvolvimento II - Psicologia da Adolescência
Psicologia Social II
Técnicas de Observação
Fisiologia Humana
Interação Comunitária I
Teorias e Sistemas em Psicologia III – Psicanalítica
Psicologia do Desenvolvimento III - Psicologia do Adulto e do Idoso
Psicologia da Personalidade
Neurofisiologia do Comportamento
Psicologia Cognitiva
Métodos de Investigação Científica em Psicologia
Interação Comunitária II
Psicodiagnóstico
Psicopatologia I
Testes Psicológicos I
Psicologia das Pessoas com Necessidades Especiais
Estágio Supervisionado Básico I
Intervenções Terapêuticas Grupais
Testes Psicológicos II
Processos Psicológicos Básicos - Motivação e Emoção
Psicopatologia II
Psicofarmacologia
Ética Profissional
Estágio Supervisionado Básico II
Psicoterapia Familiar
Psicossomática
Psicologia e Saúde
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Base Psicanalítica
Psicoterapia Breve
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo I
Psicoterapias Infantis
Epidemiologia
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II – Base Analítica e Psicodrama
Psico-oncologia
Optativa I
Psicologia do Esporte
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo II
Psicologia e Instituição de Saúde Mental
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III - Cognitivo-Comportamental – Terapias Sexuais
Psicologia e Responsabilidade Social
Optativa II
Trabalho de Curso I
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo III
Psicologia Hospitalar
Tópicos Especiais em Psicologia
Formação do Papel Profissional
Optativa III
Trabalho de Curso II
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo IV

OPTATIVAS

Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
Saúde Mental
Psicologia, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável
Literatura e Psicanálise
Gerontologia
Psicologia Forense