Administração
Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 445, de 2 de junho de 2015 publicada no DOU em 3 de junho de 2015.OBJETIVOS
Formar gestores de negócios, flexíveis, com formação multidisciplinar, dotados de
competências, habilidades e capacidade de realização, frente aos desafios apresentados pelo
cenário organizacional, apto a atuar em todas as áreas das Ciências Gerenciais, a liderar e
organizar novos empreendimentos e negócios, contribuindo para a melhoria e o
desenvolvimento das organizações existentes, possibilitando sucesso no ambiente dinâmico
dos negócios.
- Desenvolver a visão orgânica do conhecimento, afinada com as mutações que estão
acontecendo a cada dia;
- Conhecer a História da Administração, as Teorias Administrativas e os novos modelos de
gestão;
- Conhecer profundamente e relacionar o conteúdo das disciplinas profissionalizantes;
- Desenvolver uma visão sistêmica, holística e estratégica das organizações;
- Perseguir esta visão, por meio do tratamento dos conteúdos com as situações de
aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;
- Estar aberto e sensível para identificar as relações existentes entre conteúdos do curso e
situações de aprendizagem com o contexto social e pessoal, de modo a estabelecer a relação
ativa entre aluno e objeto do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de relacionar o
aprendido com o observado, a teoria e suas conseqüências e aplicações práticas;
- Possibilitar o reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva e
que a aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições
e habilidades intelectuais;
- Promover a formação de profissionais gestores que contribuam para o desenvolvimento de
conteúdos de formação humana;
- Proporcionar um ambiente de desenvolvimento da ética e de aptidões e habilidades
indispensáveis ao exercício de qualquer atividade no campo da Gestão;
- Formar profissionais preparados para procedimentos conceituais, sendo habilidosos
negociadores e executores, críticos e pró-ativos;
- Formar profissionais preparados para ingressar no mercado de trabalho apto a conviverem
com novos paradigmas e mudanças permanentes no ambiente socioeconômico e empresarial;
- Resgatar princípios éticos e morais que promovam a melhoria do profissional e do cidadão.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional egresso do curso de Administração com formação técnica e científica atuará na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais. O profissional será preparado para atuar nos segmentos de indústria, comércio e serviços, tais como, as áreas de varejo, comércio eletrônico, comércio exterior, seguros, telecomunicações, serviços imobiliários, eventos, entre outros.
DURAÇÃO
4 anosCARGA HORÁRIA
3.240 horasCOMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO
I - reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir
modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar
conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de
decisão;
II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive
nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e
função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações
matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos,
administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos
diferentes contextos organizacionais e sociais;
V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de
aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu
exercício profissional;
VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas
para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos
organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII - desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em
organizações; e
VIII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e
perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
MATRIZ CURRICULAR
Análise do Desempenho do Capital Humano
Análise e Projeção de Cenários Econômicos
Aprendizagem Organizacional e o Processo Decisório
Aspectos Comportamentais na Tomada de Decisões
Auto Conhecimento e Liderança
Canais de Marketing e Estruturas de Distribuição
Comunicação Assertiva e Postura Profissional
Construção da Cultura Inovadora nas Organizações
Contabilidade de Custos
Contabilidade Gerencial
Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais
Custeio e Formação de Preço
Desenvolvimento de Produto/Serviço Inovador e Sustentável
Eficiência e Sustentabilidade nos Processos de Inovação
Estratégia Empresarial
Estratégias de Desenvolvimento do Capital Humano
Estruturação e Captação de Recursos Financeiros
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Transformação Organizacional
Gestão de Recursos e Capacidades
Gestão do Capital Intangível
Gestão Estratégica de Carreira
Gestão Estratégica de Custos
Implantação de Novos Negócios
Matemática Financeira
Modelagem de Investimentos
Modelos de Tomada de Decisões
Pesquisa e Diagnóstico Mercadológico
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Práticas de Negócio
Práticas de Gestão de Riscos e Mercados de Capitais
Práticas de Gestão do Capital Humano
Práticas de Planejamento Tributário
Práticas do Processo Decisório no Contexto Empresarial
Práticas no Desenvolvimento de Orçamento Empresarial
Processos Produtivos e Gestão de Serviços
Técnicas e Ferramentas aplicadas a Decisão
Tecnologias e Ferramentas Aplicadas ao Processo Produtivo
Trajetórias Tecnológicas em Inovação