CI√äNCIAS CONT√ĀBEIS
(Noturno)



OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são:
- Conhecer a História e o papel das Ciências Contábeis;
- O papel do profissional de Ciências Contábeis no cenário atual;
- Desenvolver a vis√£o org√Ęnica do conhecimento, afinada com as muta√ß√Ķes que est√£o acontecendo a cada dia;
- Desenvolver uma vis√£o sist√™mica, hol√≠stica e estrat√©gica das organiza√ß√Ķes;
- Conhecer profundamente e relacionar o conte√ļdo das disciplinas profissionalizantes;
- Desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores nos diversos ramos do conhecimento cont√°bil;
- Identificar as rela√ß√Ķes existentes entre conte√ļdos do curso e situa√ß√Ķes de aprendizagem com o contexto social e pessoal, de modo a estabelecer a rela√ß√£o ativa entre aluno e objeto do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria e suas consequ√™ncias e aplica√ß√Ķes pr√°ticas;
- Possibilitar o reconhecimento e aceita√ß√£o de que o conhecimento √© uma constru√ß√£o coletiva e que a aprendizagem mobiliza afetos, emo√ß√Ķes e rela√ß√Ķes com seus pares, al√©m das cogni√ß√Ķes e habilidades intelectuais;
- Promover a forma√ß√£o de profissionais que contribuam para o desenvolvimento de conte√ļdos de forma√ß√£o humana;
- Proporcionar um ambiente de desenvolvimento da √©tica e de aptid√Ķes e habilidades indispens√°veis ao exerc√≠cio de qualquer atividade no campo Cont√°bil;
- Formar profissionais preparados para procedimentos conceituais e técnicos, sendo críticos e proativos.






COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FACULDADE GALILEU deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
I - Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II - Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
III - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
IV - Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
V - Aplicar adequadamente a legisla√ß√£o inerente √†s fun√ß√Ķes cont√°beis;
VI - Desenvolver, com motiva√ß√£o e atrav√©s de permanente articula√ß√£o, a lideran√ßa entre equipes multidisciplinares para a capta√ß√£o de insumos necess√°rios aos controles t√©cnicos, √† gera√ß√£o e dissemina√ß√£o de informa√ß√Ķes cont√°beis, com reconhecido n√≠vel de precis√£o;
VII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em Ciências Contábeis, pareceres e perícias.
VIII - exercer suas responsabilidades com o expressivo dom√≠nio das fun√ß√Ķes cont√°beis, incluindo as atividades atuariais e de quantifica√ß√Ķes de informa√ß√Ķes financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econ√īmicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e √† presta√ß√£o de contas de sua gest√£o perante a sociedade, gerando tamb√©m informa√ß√Ķes para a tomada de decis√£o, organiza√ß√£o de atitudes e constru√ß√£o de valores orientados para a cidadania;
IX - Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informa√ß√£o cont√°bil e de controle gerencial, revelando capacidade cr√≠tico-anal√≠tica para avaliar as implica√ß√Ķes organizacionais com a tecnologia da informa√ß√£o; X - Exercer com √©tica e profici√™ncia as atribui√ß√Ķes e prerrogativas que lhe s√£o prescritas atrav√©s da legisla√ß√£o espec√≠fica, revelando dom√≠nios adequados aos diferentes modelos organizacionais.








COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O profissional em ci√™ncias cont√°beis planeja, coordena e controla as contas e os lan√ßamentos da empresa formando um quadro geral sobre o patrim√īnio, o fluxo de transa√ß√Ķes da produ√ß√£o e o resultado. Diante do novo contexto mundial em que a globaliza√ß√£o da economia est√° em evid√™ncia, torna-se necess√°rio ampliar e modernizar o conhecimento na √°rea cont√°bil, visto que, para se inserir na economia globalizada e competitiva, o sistema de informa√ß√£o, do qual o contador √© respons√°vel em grande parte, sobrep√Ķe-se na efici√™ncia desse novo contexto. Assim, o campo de atua√ß√£o do profissional de contabilidade √© amplo e promissor. Ele pode atuar tanto com v√≠nculo empregat√≠cio ou como aut√īnomo ‚Äď seja como: contador financeiro, contador gerencial, contador p√ļblico, controler, auditor ou perito cont√°bil. O contador √© um dos poucos profissionais que sai da Faculdade com o emprego praticamente garantido mesmo porque toda empresa √© obrigada, por lei, a ter um contador para controlar suas contas e gerar informa√ß√Ķes √ļteis e oportunas.

DURAÇÃO

4 anos

CARGA HOR√ĀRIA

3.300 horas

MATRIZ CURRICULAR
Auditoria Cont√°bil
Contabilidade P√ļblica
√Čtica e Responsabilidade Socioambiental
Perícia, Mediação e Arbitragem
Redação de Relatórios e Pareceres
An√°lise do Desempenho do Capital Humano
Comunicação Assertiva e Postura Profissional
Estratégias de Desenvolvimento do Capital Humano
Gestão Estratégica de Carreira
Pr√°ticas de Gest√£o do Capital Humano
Auto Conhecimento e Liderança
Estruturação e Captação de Recursos Financeiros
Implantação de Novos Negócios
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Práticas de Negócio
Administração Financeira
Contabilidade de Custos
Contabilidade Gerencial
Custeio e Formação de Preço
Matem√°tica Financeira
Contabilidade
Estrutura das Demonstra√ß√Ķes Cont√°beis
Legislação Societária
Projeto Empresa
Teoria da Contabilidade
An√°lise das Demonstra√ß√Ķes Cont√°beis
Contabilidade Avançada
Controladoria
Normas Brasileiras de Contabilidade
Orçamento Empresarial
Administração de Recursos Humanos
Gest√£o de Pessoas
Laboratório de Prática Trabalhista
Legislação Social e Trabalhista
Projeto Departamento Pessoal
Contabilidade Tribut√°ria
Gest√£o Tribut√°ria
Laboratório de Prática Tributária
Legislação Tributária
Projeto Cont√°bil Fiscal