ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO (Noturno)


OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- Proporcionar uma formação genérica sólida na área de Engenharia de Computação;
- Enfatizar o conhecimento multidisciplinar dentro do âmbito profissional da Engenharia de Computação;
- Criar mecanismos de atualização progressiva dos conteúdos, uma vez que as inovações tecnológicas ocorrem em ritmo acelerado e ininterrupto nesta profissão;
- Proporcionar as atividades de laboratório e de aplicação da Engenharia de Computação;
- Motivar o estudante, despertar seu interesse pelo exercício da profissão;
- Ensinar a aprender, despertar o espírito de criação independente e de iniciativa.
- Desenvolver sistemas computacionais, em unidade industriais, prediais, bem como em máquinas e equipamentos de uso individual ou coletivo;
- Ser capaz de comunicar‐se de maneira eficiente nas formas oral, escrita e gráfica;
- Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares;
- Ser capaz de compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Ser capaz de avaliar o impacto das atividades da Engenharia de Computação no contexto social e ambiental;
- Ser capaz de avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia de Computação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O curso de Engenharia de Computação deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
I. aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II. projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III. conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V. identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI. desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII. supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII. avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX. comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X. atuar em equipes multidisciplinares;
XI. compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
XII. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV. assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O ENGENHEIRO DE COMPUTAÇÃO SE TORNA HABILITADO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE ELETROMECÂNICA, DESENVOLVER DISPOSITIVOS CONTROLADOS POR COMPUTADOR, ANALISAR E REFINAR DISPOSITIVOS EM LINHAS DE PRODUÇÃO, PROJETAR E CONSTRUIR DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E DESENVOLVER SISTEMAS COMPUTACIONAIS, PODENDO ATUAR EM INDÚSTRIAS, NA ÁREA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, FÁBRICAS DE SOFTWARE EM GERAL E EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS.

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

4.000 horas

MATRIZ CURRICULAR

Algoritmos e Programação
Arquitetura e Organização de Computadores
Banco de Dados
Carga Horária Total do Período
Circuitos Digitais
Circuitos Elétricos
Ciência do Ambiente
Ciências e Tecnologia dos Materiais
Comunicação e Expressão
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e Integral III
Desenho Técnico e Computação Gráfica
Direito
Economia
Eletricidade Aplicada
Eletrônica Analógica e Digital
Engenharia de Software
Equações Diferenciais
Estatística e Probabilidade
Estrutura de Dados e Programação
Fenômenos de Transporte
Filosofia
Fundamentos da Administração
Física Geral e Experimental I
Física Geral e Experimental II
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Gestão Ambiental
Gestão da Tecnologia
Informática Aplicada
Instrumentação
Introdução à Engenharia de Computação
Matemática Discreta
Mecânica
Metodologia da Pesquisa Científica
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Métodos Numéricos
Paradigmas de Programação
Programação Concorrente e Distribuída
Projeto Integrador I
Projeto Integrador II
Projeto Integrador III
Psicologia
Química Geral e Inorgânica
Redes de Computadores
Sinais e Sistemas
Sistemas Avançados
Sistemas de Controle
Sistemas de Trasnmissão de Dados
Sistemas Digitais
Sistemas Operacionais
Sociologia
Teoria da Computação
Ética Geral e Profissional

OPTATIVAS

Automação Industrial
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Gestão de Projetos
Projeto de Graduação I
Projeto de Graduação II
Sistemas Inteligentes