Pedagogia

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Galileu é a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; 
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; 
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; 
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; 
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; 
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: 
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.






CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Pedagogia com formação técnica e científica atuará nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Infantil e Educação Especial em instituições escolares públicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar. Fora do âmbito escolar, o profissional será preparado para atuar em projetos e instituições educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenciárias, entre outros, ou mesmo por meio de ações coletivo-culturais com segmentos como jovens, adulto, idosos, etc. Além destes campos mais tradicionais de atuação, o Pedagogo poderá participar da avaliação de sistemas, projetos educacionais, meios de comunicação, entre outros.










COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; 
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; 
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; 
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; 
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; 
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: 
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

DURAÇÃO

4 anos

CARGA HORÁRIA

3.560 horas

MATRIZ CURRICULAR
Administração de Conflitos
Antropologia Cultural
Avaliação da Aprendizagem
Comportamento Organizacional
Didática Aplicada a Educação Inclusiva
Didática da Educação Infantil
Educação ambiental e sustentabilidade
Educação, Diversidade e Desigualdade
Empreendedorismo
Estágio Curricular Supervisionado I
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado III
Estágio Curricular Supervisionado IV
Estatística Educacional
Ética e cidadania
Filosofia
Filosofia da Educação
Fundamentos da Administração Aplicado a Educação
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodologicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Artes
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
Gestão de Projetos
Gestão Educacional
Higiene e Saúde
História da Educação
História e Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Informática Aplicada a Gestão Educacional
Informática Aplicada ao Trabalho Pedagógico
Leitura e Interpretação de Situações Problemas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Literatura Infantil
Metodologia da Pesquisa
Oficina Pedagógica Aplicada a Educação Inclusiva
Oficina Pedagógica Aplicada a Epistemologia
Oficina Pedagógica Aplicada ao Ensino Fundamental Exatas
Oficina Pedagógica Aplicada ao Ensino Fundamental Humanas
Oficina Pedagógica da Educação Infantil
Oralidade, leitura e escrita
Pesquisa Educacional
Política e Legislação Educacional
Projeto Integrador Aplicado a Gestão
Projeto Integrador Aplicado a Gestão Trabalho Pedagógico
Projeto Integrador em Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação Inclusiva
Psicologia da Educação Infantil
Psicopedagogia
Sociologia
Sociologia da Educação
Tecnologia Educacional
Tópicos Avançados
Trabalho e Educação