Pedagogia

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Galileu √© a forma√ß√£o de professores para exercer fun√ß√Ķes de magist√©rio na Educa√ß√£o Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino M√©dio, na modalidade Normal, de Educa√ß√£o Profissional na √°rea de servi√ßos e apoio escolar e em outras √°reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedag√≥gicos.
As atividades docentes tamb√©m compreendem participa√ß√£o na organiza√ß√£o e gest√£o de sistemas e institui√ß√Ķes de ensino, englobando:
I - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
I ‚Äď atuar com √©tica e compromisso com vistas √† constru√ß√£o de uma sociedade justa, equ√Ęnime, igualit√°ria;
II ‚Äď compreender, cuidar e educar crian√ßas de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimens√Ķes, entre outras, f√≠sica, psicol√≥gica, intelectual, social;¬†
III ‚Äď fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crian√ßas do Ensino Fundamental, assim como daqueles que n√£o tiveram oportunidade de escolariza√ß√£o na idade pr√≥pria;
IV ‚Äď trabalhar, em espa√ßos escolares e n√£o-escolares, na promo√ß√£o da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos n√≠veis e modalidades do processo educativo;
V ‚Äď reconhecer e respeitar as manifesta√ß√Ķes e necessidades f√≠sicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas rela√ß√Ķes individuais e coletivas;¬†
VI ‚Äď ensinar L√≠ngua Portuguesa, Matem√°tica, Ci√™ncias, Hist√≥ria, Geografia, Artes, Educa√ß√£o F√≠sica, de forma interdisciplinar e adequada √†s diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII ‚Äď relacionar as linguagens dos meios de comunica√ß√£o √† educa√ß√£o, nos processos did√°tico-pedag√≥gicos, demonstrando dom√≠nio das tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;¬†
VIII ‚Äď promover e facilitar rela√ß√Ķes de coopera√ß√£o entre a institui√ß√£o educativa, a fam√≠lia e a comunidade;
IX ‚Äď identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para supera√ß√£o de exclus√Ķes sociais, √©tnico-raciais, econ√īmicas, culturais, religiosas, pol√≠ticas e outras;
X ‚Äď demonstrar consci√™ncia da diversidade, respeitando as diferen√ßas de natureza ambiental-ecol√≥gica, √©tnico-racial, de g√™neros, faixas geracionais, classes sociais, religi√Ķes, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;¬†
XI ‚Äď desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo di√°logo entre a √°rea educacional e as demais √°reas do conhecimento;
XII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes contribuindo para elabora√ß√£o, implementa√ß√£o, coordena√ß√£o, acompanhamento e avalia√ß√£o do projeto pedag√≥gico;¬†
XIII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e n√£o-escolares;
¬† XIV ‚Äď realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros:¬†
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
¬† XV ‚Äď utilizar, com propriedade, instrumentos pr√≥prios para constru√ß√£o de conhecimentos pedag√≥gicos e cient√≠ficos;
XVI ‚Äď estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determina√ß√Ķes legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avalia√ß√£o √†s inst√Ęncias competentes.






CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Pedagogia com forma√ß√£o t√©cnica e cient√≠fica atuar√° nas s√©ries iniciais da Educa√ß√£o B√°sica, Educa√ß√£o Infantil e Educa√ß√£o Especial em institui√ß√Ķes escolares p√ļblicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordena√ß√£o pedag√≥gica, supervis√£o e administra√ß√£o escolar. Fora do √Ęmbito escolar, o profissional ser√° preparado para atuar em projetos e institui√ß√Ķes educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenci√°rias, entre outros, ou mesmo por meio de a√ß√Ķes coletivo-culturais com segmentos como jovens, adulto, idosos, etc. Al√©m destes campos mais tradicionais de atua√ß√£o, o Pedagogo poder√° participar da avalia√ß√£o de sistemas, projetos educacionais, meios de comunica√ß√£o, entre outros.










COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
I ‚Äď atuar com √©tica e compromisso com vistas √† constru√ß√£o de uma sociedade justa, equ√Ęnime, igualit√°ria;
II ‚Äď compreender, cuidar e educar crian√ßas de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimens√Ķes, entre outras, f√≠sica, psicol√≥gica, intelectual, social;¬†
III ‚Äď fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crian√ßas do Ensino Fundamental, assim como daqueles que n√£o tiveram oportunidade de escolariza√ß√£o na idade pr√≥pria;
IV ‚Äď trabalhar, em espa√ßos escolares e n√£o-escolares, na promo√ß√£o da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos n√≠veis e modalidades do processo educativo;
V ‚Äď reconhecer e respeitar as manifesta√ß√Ķes e necessidades f√≠sicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas rela√ß√Ķes individuais e coletivas;¬†
VI ‚Äď ensinar L√≠ngua Portuguesa, Matem√°tica, Ci√™ncias, Hist√≥ria, Geografia, Artes, Educa√ß√£o F√≠sica, de forma interdisciplinar e adequada √†s diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII ‚Äď relacionar as linguagens dos meios de comunica√ß√£o √† educa√ß√£o, nos processos did√°tico-pedag√≥gicos, demonstrando dom√≠nio das tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;¬†
VIII ‚Äď promover e facilitar rela√ß√Ķes de coopera√ß√£o entre a institui√ß√£o educativa, a fam√≠lia e a comunidade;
IX ‚Äď identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para supera√ß√£o de exclus√Ķes sociais, √©tnico-raciais, econ√īmicas, culturais, religiosas, pol√≠ticas e outras;
X ‚Äď demonstrar consci√™ncia da diversidade, respeitando as diferen√ßas de natureza ambiental-ecol√≥gica, √©tnico-racial, de g√™neros, faixas geracionais, classes sociais, religi√Ķes, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;¬†
XI ‚Äď desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo di√°logo entre a √°rea educacional e as demais √°reas do conhecimento;
XII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes contribuindo para elabora√ß√£o, implementa√ß√£o, coordena√ß√£o, acompanhamento e avalia√ß√£o do projeto pedag√≥gico;¬†
XIII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e n√£o-escolares;
¬† XIV ‚Äď realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros:¬†
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
¬† XV ‚Äď utilizar, com propriedade, instrumentos pr√≥prios para constru√ß√£o de conhecimentos pedag√≥gicos e cient√≠ficos;
XVI ‚Äď estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determina√ß√Ķes legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avalia√ß√£o √†s inst√Ęncias competentes.

DURAÇÃO

4 anos

CARGA HOR√ĀRIA

3.560 horas

MATRIZ CURRICULAR
Administração de Conflitos
Antropologia Cultural
Avaliação da Aprendizagem
Comportamento Organizacional
Didática Aplicada a Educação Inclusiva
Didática da Educação Infantil
Educação ambiental e sustentabilidade
Educação, Diversidade e Desigualdade
Empreendedorismo
Est√°gio Curricular Supervisionado I
Est√°gio Curricular Supervisionado II
Est√°gio Curricular Supervisionado III
Est√°gio Curricular Supervisionado IV
Estatística Educacional
√Čtica e cidadania
Filosofia
Filosofia da Educação
Fundamentos da Administração Aplicado a Educação
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodologicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Artes
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
Gest√£o de Projetos
Gest√£o Educacional
Higiene e Sa√ļde
História da Educação
História e Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Inform√°tica Aplicada a Gest√£o Educacional
Informática Aplicada ao Trabalho Pedagógico
Leitura e Interpreta√ß√£o de Situa√ß√Ķes Problemas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Literatura Infantil
Metodologia da Pesquisa
Oficina Pedagógica Aplicada a Educação Inclusiva
Oficina Pedagógica Aplicada a Epistemologia
Oficina Pedagógica Aplicada ao Ensino Fundamental Exatas
Oficina Pedagógica Aplicada ao Ensino Fundamental Humanas
Oficina Pedagógica da Educação Infantil
Oralidade, leitura e escrita
Pesquisa Educacional
Política e Legislação Educacional
Projeto Integrador Aplicado a Gest√£o
Projeto Integrador Aplicado a Gestão Trabalho Pedagógico
Projeto Integrador em Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação Inclusiva
Psicologia da Educação Infantil
Psicopedagogia
Sociologia
Sociologia da Educação
Tecnologia Educacional
Tópicos Avançados
Trabalho e Educação