PSICOLOGIA
(diurno e Noturno)



OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- promover ensino interdisciplinar, embasado por múltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos sólidos conhecimentos;
- sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como psicólogos;
- desenvolver ações que possibilitem ao aluno atuar de forma ética, por meio da reflexão ao longo do curso, sobre o compromisso social do psicólogo, bem como realizar e intervir por meio de diagnóstico e avaliação de processos psicológicos na esfera individual, em grupo e em organizações;
- construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia, como ciência e profissão;
- formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas;
- assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação bio-psico-social dos indivíduos envolvidos;
- definir, delimitar e compreender o papel do Psicólogo nos diferentes âmbitos da atuação profissional;
Formar profissional capacitado para:
- compreender os múltiplos referenciais na busca da apreensão da amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com fenômenos biológicos e sociais;
- compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- atuar em diferentes contextos, de acordo com as necessidades sociais, os direitos humanos, visando promover ações preventivas para promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.






CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atuação da Psicologia cresce a cada dia e precisa de profissionais com perfil diferenciado para acompanhar as mudanças do mundo atual. O Psicólogo pode atuar na área clínica, prestando serviços psicológicos em psicodiagnóstico e psicoterapia, como também pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos públicos de saúde, escolas de Ensino Fundamental e Médio, creches, empresas, Fóruns, e Organizações Não Governamentais (ONGs).










COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

As competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida.
I - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
II - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III - Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV - Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
V - Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI - Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII - Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
VIII - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
X - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI - Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
XII - Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII - Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XIV - Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
XV - Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:
I - Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livro, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

II - Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III - Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV - Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V - Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
VI - Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
VII - Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

4.210 horas

MATRIZ CURRICULAR
Análise do Comportamento Aplicada
Biodesenvolvimento Humano
Dependência Química
Empreendedorismo aplicado à Psicologia
Ética Geral e Profissional
Formação do papel profissional
Gestalterapia
História, Ciência e Epistemologia da Psicologia
Instituição de Saúde Mental
Intervenções Grupais
Neuroanatomia Psicofuncional
Orientação Profissional
Perspectivas de Pesquisas em Psicologia
Processos Psicológicos Básicos
Projeto Integrador aplicado aos Processos Institucionais
Projeto Integrador em Epistemologia e Ciência em Psicologia
Projeto Integrador em Psicologia Social e Diversidade
Projeto Integrador em Psicomorfologia Aplicada
Psicodesenvolvimento Humano
Psicodiagnóstico e Psicopatologia Aplicada a Teoria Comportamental
Psicodiagnóstico e Psicopatologia aplicada a teoria Humanista
Psicodiagnóstico e Psicopatologia aplicada a teoria Psicanalítica
Psicofarmacologia aplicada
Psicologia da Saúde
Psicologia das urgências e Plantão Psicológico
Psicologia de pessoas com deficiências e altas habilidades
Psicologia do Envelhecimento
Psicologia e Doenças crônicas
Psicologia e Espiritualidade
Psicologia e Interdisciplinaridade
Psicologia e População Minorizadas
Psicologia Educacional
Psicologia Institucional
Psicologia Jurídica
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Positiva
Psicologia Social e Comunitária
Psicossomática
Psicoterapia Breve
Psicoterapia Familiar
Psicoterapia Infantil
Saúde Mental
Sexualidades e Gênero
Tanatologia
Técnicas de Observação
Técnicas Psicanalíticas
Teoria Comportamental e Experimental
Teoria e Filosofia Aplicada a Psicologia Humanista
Teoria Humanista Aplicada
Teoria Psicanalítica
Terapia Cognitivo Comportamental
Testes Projetivos
Testes Psicométricos



Aula Prática