PSICOLOGIA
(diurno e Noturno)



OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- promover ensino interdisciplinar, embasado por m√ļltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos s√≥lidos conhecimentos;
- sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como psicólogos;
- desenvolver a√ß√Ķes que possibilitem ao aluno atuar de forma √©tica, por meio da reflex√£o ao longo do curso, sobre o compromisso social do psic√≥logo, bem como realizar e intervir por meio de diagn√≥stico e avalia√ß√£o de processos psicol√≥gicos na esfera individual, em grupo e em organiza√ß√Ķes;
- construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia, como ciência e profissão;
- formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas;
- assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação bio-psico-social dos indivíduos envolvidos;
- definir, delimitar e compreender o papel do Psic√≥logo nos diferentes √Ęmbitos da atua√ß√£o profissional;
Formar profissional capacitado para:
- compreender os m√ļltiplos referenciais na busca da apreens√£o da amplitude do fen√īmeno psicol√≥gico em suas interfaces com fen√īmenos biol√≥gicos e sociais;
- compreender criticamente os fen√īmenos sociais, econ√īmicos, culturais e pol√≠ticos do Pa√≠s, fundamentais ao exerc√≠cio da cidadania e da profiss√£o;
- atuar em diferentes contextos, de acordo com as necessidades sociais, os direitos humanos, visando promover a√ß√Ķes preventivas para promo√ß√£o da qualidade de vida dos indiv√≠duos, grupos, organiza√ß√Ķes e comunidades.






CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atua√ß√£o da Psicologia cresce a cada dia e precisa de profissionais com perfil diferenciado para acompanhar as mudan√ßas do mundo atual. O Psic√≥logo pode atuar na √°rea cl√≠nica, prestando servi√ßos psicol√≥gicos em psicodiagn√≥stico e psicoterapia, como tamb√©m pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos p√ļblicos de sa√ļde, escolas de Ensino Fundamental e M√©dio, creches, empresas, F√≥runs, e Organiza√ß√Ķes N√£o Governamentais (ONGs).










COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

As compet√™ncias reportam-se a desempenhos e atua√ß√Ķes requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o dom√≠nio b√°sico de conhecimentos psicol√≥gicos e a capacidade de utiliz√°-los em diferentes contextos que demandam a investiga√ß√£o, an√°lise, avalia√ß√£o, preven√ß√£o e atua√ß√£o em processos psicol√≥gicos e psicossociais e na promo√ß√£o da qualidade de vida.
I - Analisar o campo de atua√ß√£o profissional e seus desafios contempor√Ęneos;
II - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimens√Ķes institucional e organizacional, explicitando a din√Ęmica das intera√ß√Ķes entre os seus agentes sociais;
III - Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV - Identificar, definir e formular quest√Ķes de investiga√ß√£o cient√≠fica no campo da Psicologia, vinculando-as a decis√Ķes metodol√≥gicas quanto √† escolha, coleta e an√°lise de dados em projetos de pesquisa;
V - Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI - Avaliar fen√īmenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII - Realizar diagn√≥stico e avalia√ß√£o de processos psicol√≥gicos de indiv√≠duos, de grupos e de organiza√ß√Ķes;
VIII - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreens√£o dos processos e fen√īmenos envolvidos assim o recomendar;
X - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI - Atuar, profissionalmente, em diferentes n√≠veis de a√ß√£o, de car√°ter preventivo ou terap√™utico, considerando as caracter√≠sticas das situa√ß√Ķes e dos problemas espec√≠ficos com os quais se depara;
XII - Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII - Elaborar relatos cient√≠ficos, pareceres t√©cnicos, laudos e outras comunica√ß√Ķes profissionais, inclusive materiais de divulga√ß√£o;
XIV - Apresentar trabalhos e discutir ideias em p√ļblico;
XV - Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:
I - Levantar informa√ß√£o bibliogr√°fica em indexadores, peri√≥dicos, livro, manuais t√©cnicos e outras fontes especializadas atrav√©s de meios convencionais e eletr√īnicos;

II - Ler e interpretar comunica√ß√Ķes cient√≠ficas e relat√≥rios na √°rea da Psicologia;
III - Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV - Planejar e realizar v√°rias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V - Analisar, descrever e interpretar rela√ß√Ķes entre contextos e processos psicol√≥gicos e comportamentais;
VI - Descrever, analisar e interpretar manifesta√ß√Ķes verbais e n√£o verbais como fontes prim√°rias de acesso a estados subjetivos;
VII - Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HOR√ĀRIA

4.210 horas

MATRIZ CURRICULAR
An√°lise do Comportamento Aplicada
Biodesenvolvimento Humano
Dependência Química
Empreendedorismo aplicado à Psicologia
√Čtica Geral e Profissional
Formação do papel profissional
Gestalterapia
História, Ciência e Epistemologia da Psicologia
Institui√ß√£o de Sa√ļde Mental
Interven√ß√Ķes Grupais
Neuroanatomia Psicofuncional
Orientação Profissional
Perspectivas de Pesquisas em Psicologia
Processos Psicológicos Básicos
Projeto Integrador aplicado aos Processos Institucionais
Projeto Integrador em Epistemologia e Ciência em Psicologia
Projeto Integrador em Psicologia Social e Diversidade
Projeto Integrador em Psicomorfologia Aplicada
Psicodesenvolvimento Humano
Psicodiagnóstico e Psicopatologia Aplicada a Teoria Comportamental
Psicodiagnóstico e Psicopatologia aplicada a teoria Humanista
Psicodiagnóstico e Psicopatologia aplicada a teoria Psicanalítica
Psicofarmacologia aplicada
Psicologia da Sa√ļde
Psicologia das urgências e Plantão Psicológico
Psicologia de pessoas com deficiências e altas habilidades
Psicologia do Envelhecimento
Psicologia e Doen√ßas cr√īnicas
Psicologia e Espiritualidade
Psicologia e Interdisciplinaridade
Psicologia e População Minorizadas
Psicologia Educacional
Psicologia Institucional
Psicologia Jurídica
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Positiva
Psicologia Social e Comunit√°ria
Psicossom√°tica
Psicoterapia Breve
Psicoterapia Familiar
Psicoterapia Infantil
Sa√ļde Mental
Sexualidades e Gênero
Tanatologia
Técnicas de Observação
Técnicas Psicanalíticas
Teoria Comportamental e Experimental
Teoria e Filosofia Aplicada a Psicologia Humanista
Teoria Humanista Aplicada
Teoria Psicanalítica
Terapia Cognitivo Comportamental
Testes Projetivos
Testes Psicométricos



Aula Pr√°tica