PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização (Lato Sensu) em NEUROPSICOPEDAGOGIA.

Público-Alvo:

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a psicopedagogos e profissionais que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem a partir do estudo das neurociências.

Objetivos:

Explicar o diálogo entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, através do conhecimento das relações neuropsicopedagogicas inerentes ao processo de aprendizagem; Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros; Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem; Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem; Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem; Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa:

As Neurociências envolvem várias áreas de conhecimento (biologia, fisiologia, medicina, física, psicologia, pedagogia, entre outras) que estudam as estruturas, desenvolvimento e funções do sistema nervoso. Quando aliados à educação (neurociências aplicadas à educação) esses estudos colaboram ao aperfeiçoamento de estratégias que facilitem o aprendizado do aluno, como na identificação e trabalho pedagógico com alunos que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem. Segundo O CÓDIGO DE ÉTICA TÉCNICO PROFISSIONAL DA NEUROPSICOPEDAGOGIA (RESOLUÇÃO SBNPp N° 03/2014) “A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.” Desta forma, no contexto atual, no qual os estudos sobre aprendizagem se aprofundam nas questões neurológicas e cerebrais, ou seja, educação e saúde se integram em prol de um ensino e aprendizagem eficaz, especializar-se em Neuropsicopedagogia significa ampliar as bases do conhecimento para a busca de práticas clínicas e institucionais de excelência.

1.6. Profissão e Campo de Atuação:

Diretores, coordenadores, supervisores e orientadores escolares (gestores). Profissionais graduados em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, assistente social, terapia ocupacional, entre outros entre outros profissionais (portadores de diploma de curso superior) que possam atuar na área educacional e da saúde.

DURAÇÃO

Início: 08/02/2020
Término: 10/03/2021

CARGA HORÁRIA

400 horas

Horário das aulas:

Sábado das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

MATRIZ CURRICULAR

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Dificuldades de Aprendizagem
Desenvolvimento Psicomotor
Letramentos Múltiplos na Alfabetização
Metodologia do Trabalho Científico
Neurociência: Evolução e Atualidade
Neurofisiologia
Neuropsicopedagogia e o Desenvolvimento Humano
Matemática Significativa
TCC